Blog

Apresentação

cropped-14192671_219764601760273_3052805953543981888_n.jpg

Olá, leitor, sou mestranda do PEQui-UFRJ (Programa de Pós-graduação em Ensino de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e montei esse blog, página e grupo do Facebook com a finalidade de fomentar o debate sobre o ensino de química para cegos e também em divulgar a idéia central do conteúdo da pesquisa da minha dissertação.
Esses três canais formam o meu produto final que será a forma de discutir com a comunidade de professores de química a temática que envolve o meu projeto que vem a ser “a análise das áudio-descrições das imagens estáticas em livros didáticos”, tomando como exemplo um livro muito divulgado e aceito pelos professores: o “Química” da professora Martha Reis. Esse material é distribuído nacionalmente na Rede Pública, no atual PNLD (2014-2017).
Nesses espaços proporei algumas leituras, discussões e exercícios que conto com a resposta de todos que se sentirem a vontade de retornar com suas participações.
Então vamos começar essa conversa? Desde já agradeço a todos pela participação.

 

Anúncios

AO VIVO II ENCONTRO DE SENSIBILIZAÇÃO UFRJ PELA ACESSIBILIDADE ESUA 2018

PASSINATO, Cristiana de Barcellos: Análise de imagens audiodescritas em um livro didático: um olhar da epistemologia de Gaston Bachelard no ensino de química para cegos. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química). IQ-UFRJ

(arquivo em pdf)
Trazendo a minha dissertação de mestrado para vocês.
Alguns alunos de graduação da UFRJ têm me pedido o conteúdo que pesquisei para lerem para pensarem em suas TCCs.
Alguns pesquisadores de todo Brasil também.
Aí está.
Qualquer dúvida me mandem msg aqui, no meu wpp ou me procurem na sala A526, mezanino.
Meu ramal é 7266.
Estou a inteira disposição de quem quiser conversar sobre a minha pesquisa de mestrado a quem eu agradeço ao PEQui UFRJ, em especial aos meu orientador Rodrigo Almeida e coorientador Waldmir Araujo Neto.
PASSINATO, Cristiana de Barcellos. Análise de imagens audiodescritas em um livro didático: um olhar da epistemologia de Gaston Bachelard no ensino de química para cegos. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
O presente trabalho é uma análise de um dos livros didáticos do PNLD 2015 utilizando a noção de obstáculos epistemológicos de Bachelard como referencial teórico. Esse exercício consistiu em analisar as imagens e os textos dos roteiros de suas áudio-descrições dos capítulos sobre o tema “evolução dos modelos atômicos” do volume 1 da coleção “Química” de Martha Reis. Primeiramente foram realizadas análises de algumas imagens e suas respectivas áudio-descrições dos capítulos 7 e 11, em busca de se identificar possíveis obstáculos epistemológicos. Logo após tal exercício teórico, iniciou-se a pesquisa de campo, envolvendo alunos cegos do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais do Colégio Pedro II (Unidade São Cristóvão). Os alunos participantes foram selecionados através de sondagens sobre o conhecimento do assunto abordado. Os resultados obtidos foram surpreendentes quanto aos perfis pré-diagnosticados na fase da sondagem dos alunos, porém a presença dos obstáculos no livro texto, na versão em áudio e nas respostas dos alunos foi previsível. Os obstáculos encontrados foram, principalmente, de natureza realista e verbal. Concluiu-se que o livro em áudio é necessário ao aluno cego, porém, é importante que o cuidado com a qualidade do que se é produzido prevaleça. Se por sua vez, em áudio-descrições de representações imagéticas mais simples, os obstáculos epistemológicos podem ser contornados, por outro lado, em imagens mais complexas, tal fato não é verdadeiro. Em ilustrações mais detalhadas, os obstáculos encontrados são reforçados ou mesmo ocorrem erros graves na construção de roteiros áudio-descritivos, reproduzindo a qualidade ruim do material impresso do livro texto.
Palavras-chave: Cegos, Gaston Bachelard, Epistemologia, Ensino de Química.

Qual a diferença entre inclusão na educação e educação especial?

Hora do ENEM – Química e Braille

Entrevista da audiodescritora Rosa Matsushita para a rádio Inclusão no Meio do Mundo

Canal do Youtube sobre LIBRAS para ensinar química. Prof Vinícius Carvalho, mestre pela UFJF

LIBRAS para ensinar química, esse é o Vinícius Carvalho que eu sempre indico pq é maravilhoso e ele fez mestrado na UFJF e escreveu sobre ensino de química para surdos. https://www.youtube.com/channel/UCZTvM-T644L8s3yEz1G0FZQ/videos?shelf_id=0&sort=dd&view=0

Tabela Periódica em LIBRAS

00010002
A Debora, minha aluna do curso livre, do projeto-piloto mandou para compartilhar conosco essa tabela periódica em LIBRAS. Achei pertinente ampliar o compartilhamento com os grupos de whatsapp e de face… Aproveitem! (acho que vou postar no blog mais para frente, também!)