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Um diálogo de muitas vozes: extensão universitária na Escola
Publicado em 30 de abril de 2021
Edição de maio a agosto de 2021

ENSINO DE QUÍMICA E LIBRAS: REFLEXÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Cristiana de Barcellos Passinato, Eduardo Andrade Gomes, Kevin Lopes Pereira, Raquel Alves Bozzi, Nathália Barros Ferreira

Resumo

O trabalho em questão trata-se de uma ação do projeto de extensão universitária denominado “Acessibilidade em tempos de quarentena e a Covid-19” da sessão de Acessibilidade do IQ-UFRJ. O evento foi realizado envolvendo os autores, culminando em uma apresentação em formato de live, devido a atual pandemia vivida. O objetivo desse projeto é realizar, dentre outras ações, comunicações em formato virtual para difundir informações e gerar saudáveis debates entre a comunidade universitária e o público em geral, sobre a questão da inclusão e da acessibilidade, principalmente no contexto contemporâneo e mundial.  A live em pauta consistiu em uma atividade resultante de um processo extremamente cuidadoso, em que estudantes e profissionais debateram aspectos relacionados ao ensino de Química e à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Tal sistematização circunscreveu a apresentação, em Libras, com interpretação simultânea para o Português, de quatro perspectivas em torno da educação Química para surdos, a saber, (i) experiências quanto à atividades em um projeto de extensão de educação bilíngue; (ii) a semiótica na sala de aula inclusiva a surdos; (iii) a formação de professores de Ciências da Natureza e a educação de surdos; e (iv) a relação entre os professores e os intérpretes educacionais de Libras-Português em sala de aula; seguida de uma discussão com os espectadores. O resultado foi gratificante para todos os envolvidos, em virtude da possibilidade de reunir e compartilhar atuais e relevantes questões no que tange ao ensino de Química para surdos.

Palavras-chave

Ensino de Química. Intérpretes. Libras. Professores. Surdos.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências

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DOI: HTTPS://DOI.ORG/10.15210/EE.V26I2.20588

INGRESSO DE SURDOS ATRAVÉS DAS COTAS NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. (Artigo aceito e publicado na Revistaleph UFF)

Capa com fundo amarelo intenso e letras em azul escuro, no canto esquerdo o logo da revista com o ano 2020 e o número 35 da edição Ao lado do logo, centralizado, o nome do periódico: REVISTALEPH, em letras grandes.  Sob o nome, em letras menores a frase: Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF Mais abaixo o ISSN: 1807 6211.  Abaixo, parte do título do dossiê da publicação centralizado: Caminhos para a Inclusão.  O restante do título encontra-se em um grande quadrado azul escuro que toma boa parte da capa, preenchido por letras brancas enfileiradas e dispostas de forma aleatória. Destacadas em vermelho, estão as palavras do restante do título:  Tecnologia, em diagonal Inovações, cruzando a palavra tecnologia na interseção com a letra o Interculturalidade na penúltima série de letras.  Abaixo do quadrado azul, no fundo amarelo, em letras azuis, centralizado, está o endereço:  Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n Bloco D - Faculdade de Educação - sala 536.  Telefone: 55(21) 26202706  E-mail:aleph.ese@id.uff.br Instagran:@revistaleph Facebook: https//www.facebook.com/revistaleph

Publicado

2020-12-30

Palavras-chave:

Surdos. Políticas Afirmativas. Cotas.

Resumo

O artigo discutirá possíveis embates ocorridos e soluções geradas para o ingresso e permanência de Surdos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Serão confrontadas informações, tais como: alguns números oficiais (PR1/DRE-DIRAC) e situações acerca do discente Surdo matriculado em disciplinas no Instituto de Química somente a partir de 2018-1. Este aluno durante o intervalo de 2018 e 2019 permaneceu sob a avaliação e acompanhamento da autora. É importante ainda salientar que foi escolhido o recorte temporal de 2018 e 2019 por se tratar de quando iniciaram as políticas afirmativas por deficiência advindos do processo seletivo dos sistemas SiSU e ENEM.

Fonte: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/45729

Trabalhos completos em congresso:

Clipboard01

R0877-1

http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/indiceautor.htm#B

Comparações entre imagens e suas áudio-descrições para deficientes visuais em um livro didático de Química.

Resumos publicados em anais de congressos:

Vide Lattes autora (em breve listagem completa será publicada)

Dissertação e produto final:

“Análise de imagens audiodescritas em um livro didático: um olhar da epistemologia de Gaston Bachelard no ensino química para cegos”

Data da defesa: 30/11/2017

Link para o texto da dissertação: CLIQUE AQUI

Link para informações sobre o produto: CLIQUE AQUI

Capítulos de livros:

3101

O Conhecimento Científico na Química: Capítulo 7 – IMPACTO DA APLICAÇÃO DE VÍDEO SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS COM ALUNOS DE ENSINO BÁSICO EM COLÉGIOS ESTADUAIS

A coleção “O Conhecimento Científico na Química” é uma obra que tem como foco principal a discussão e divulgação científica por meio de trabalhos com diferentes funcionalidades que compõe seus capítulos. A coleção abordará de forma categorizada trabalhos, pesquisas que transitam nos vários caminhos da química de forma aplicada, contextualizada e didática.

O objetivo central foi apresentar de forma categorizada e clara estudos correlacionados a identificação de inibidores do vírus do Zika; caracterização/análise química e antioxidante de plantas com forte potencial de ser aplicado como antioxidante comercial; desenvolvimento de emulsões de maior estabilidade; pesquisas associadas a característica e aplicação da técnica de Raios-X; estudos que exploram propriedades dos óleos essenciais; apresentação de métodos concordantes com os princípios da química verde e metodologia no ensino da química desenvolvidos em diversas instituições de ensino e pesquisa do país. Em todos esses trabalhos a linha condutora foi o aspecto relacionado à caracterização, aplicação, otimização de procedimentos e metodologias, dentre outras abordagens importantes na área de química, ensino e engenharia química. O avanço das pesquisas e divulgação dos resultados tem sido um fator importante para o desenvolvimento do conhecimento científico na química.

Temas diversos e interessantes são, deste modo, discutidos aqui com a proposta de fundamentar o conhecimento de acadêmicos, mestres e todos aqueles que de alguma forma se interessam pela área de química tecnológica, bacharel e licenciatura. Possuir um material que demonstre evolução de diferentes metodologias, abordagens, aplicações de processos, caracterização com diferentes técnicas (microscopia, titulação, espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier e raios-X) substanciais é muito relevante, assim como abordar temas atuais e de interesse tanto no meio acadêmico como social.

Deste modo a obra “O Conhecimento Científico na Química” apresenta estudos fundamentados nos resultados práticos obtidos pelos diversos professores e acadêmicos que arduamente desenvolveram seus trabalhos que aqui serão apresentados de maneira concisa e didática. Sabemos o quão importante é a divulgação científica por meio da publicação de trabalhos, por isso evidenciamos também a estrutura da Atena Editora capaz de oferecer uma plataforma consolidada e confiável para estes pesquisadores explorarem e divulgarem seus resultados.

Jéssica Verger Nardeli

O Conhecimento Científico na Química

DOI: 10.22533/at.ed.867200204

ISBN: 978-65-86002-86-7

PALAVRAS CHAVE: 1.QUÍMICA – PESQUISA – BRASIL. I. NARDELI, JÉSSICA VERGER.

ANO: 2020

Química Acessível

Este vídeo trada das dificuldades dos surdos em receber conhecimento sobre ciências de um modo geral devido às dificuldades linguísticas.

O material foi elaborado para a disciplina “Divulgando as Nossas Teses” da Pós-graduação do Instituto de Bioquímica Médica, coordenada pelos Professores Marcus Oliveira, Marcius Almeida, Carla Polycarpo e Gabriela O. Paiva-Silva.

Vídeo produzido por Cristiana Passinato, aluna de Doutorado do Prof. Hatisaburo Masuda pelo programa de educação.

Fonte: http://www.bioqmed.ufrj.br/noticias/quimica-acessivel/

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Arte do banner: Rogério Kaiser, Cabeça de Papel.