Lidiane dos Santos Mariano, a primeira e única cega de nascença licenciada em química no Brasil

22528224_1494230790690572_1040874471129220889_n

Lidiane Mariano conversou comigo informalmente pelo whatsapp.

Conversamos pela madrugada afora e algumas questões que eram curiosidades minhas foram perguntadas a ela e ela me respondeu prontamente a tudo.

Lidiane passou em primeiro lugar na UFAC (Universidade Federal do Acre), onde cursou Licenciatura em Química, chamando atenção da equipe e de uma de suas professoras que veio a ser sua orientadora de TCC, inclusive, a professora Anelise Regiani.

24131384_1563125233775589_56725889852362981_n

Eu também conversei bastante com a professora Anelise que me fez elogios bastante rasgados sobre o empenho da aluna.

Anelise contou que ao se deparar com o desafio montou uma comissão que pudesse auxiliá-la, já que coordenava o curso de Licenciatura na época. E dentro dessa busca ela encontrou professores que a auxiliaram muito, mas também se viu vencendo desafios como a mudança do olhar de seus colegas quanto a receber uma aluna cega desde seu nascimento.

Lidiane contou que fez também as disciplinas experimentais com ajuda de uma monitora, mas ela quem manipulava seu material, bem como os estágios que um deles foi enfrentando uma greve nas escolas públicas de Rio Branco e sendo que teve que apresentar suas aulas para seus próprios colegas, os 3 outros estágios ela mesclou atividades com alunos regulares e, por fim com alunos cegos como ela.

Lidiane fez especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química na UNINTER (Centro Universitário Internacional) e se dedica hoje à consultoria de material didático e livros em Braille no CAP (Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual) de Rio Branco, atividade que ela deu preferência e compõem o quadro funcional do Estado do Acre.

Lidiane cedeu gentilmente para o blog “Química Acessível” duas de suas produções de maior importância, que foram a sua TCC de graduação e o artigo de sua Especialização.

Sendo assim, com a autorização da autora, disponibilizam-se adiante:

TCC curso Licenciatura Lidiane Mariano

Artigo TCC Especialização Lidiane Mariano

Lidiane e Anelise ainda produziram um artigo publicado na QNesc da SBQ, no ano de 2014, um ano depois da conclusão da aluna em questão, e trago o link para a leitura de todos, também:

Clipboard01.jpg

 

Reflexões sobre a Formação e a Prática Pedagógica do Docente de Química Cego

Um comentário em “Lidiane dos Santos Mariano, a primeira e única cega de nascença licenciada em química no Brasil”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s